31/05/2022

Assojaf-MG participa de Ato pela recomposição da IT e reajuste salarial em Brasília




A Assojaf-MG, através da presidenta Paula Drumond Meniconi, também coordenadora da Fenajufe; e do vice-presidente Hebe-Del Kader Bicalho, participa, desde esta segunda-feira (30), dos atos promovidos em Brasília pela recomposição emergencial da Indenização de Transporte e o reajuste salarial dos servidores.

Durante o ato pela IT na frente do Conselho da Justiça Federal, Oficiais de Justiça e servidores de outros segmentos reforçaram o descaso com que CSJT e CJF tratam sobre a matéria, fazendo com que o oficialato tenha perdas salariais diante os aumentos absurdos nos preços dos combustíveis e demais itens de manutenção dos veículos para o cumprimento dos mandados.

O vice-presidente Hebe-Del chamou a atenção para o fato de que o pagamento não se trata de auxílio-transporte, “não é ajuda de custo, não é esmola. É indenização e ela precisa ser justa. Indenização justa é aquela que você recebe pelo que você gastou. E nós estamos gastando muito com o transporte. O carro não anda só com gasolina, diesel ou etanol, ele precisa estar com pneu bom, você precisa pagar seus impostos. Tudo isso tem que entrar no custo da composição da Indenização de Transporte”.

“Justiça Federal, reajusta a IT do Oficial”, com essas palavras de ordem, o ato desta segunda-feira (30) foi encerrado com a avaliação de que a mobilização cumpriu o seu papel de demonstrar a insatisfação do oficialato com o valor pago atualmente. Para a vice-presidenta da Fenassojaf Mariana Liria, “os Oficiais de Justiça não aguentam mais tamanha enrolação e descaso com propostas esdrúxulas que não contemplam os gastos na utilização do veículo próprio para o cumprimento dos mandados. Percorremos centenas de quilômetros em todo o Brasil, por estradas urbanas e rurais, para fazer valer a Justiça. E não é possível tamanho descaso com a nossa causa que é justa e necessária”, ressalta.

A mobilização foi transmitida ao vivo pela Fenassojaf, via Youtube e Facebook. Durante a live, o presidente João Paulo Zambom fez um resgate histórico da luta dos Oficiais da Justiça Federal e do Trabalho na conquista da majoração. Segundo Zambom, “o Oficial de Justiça não aguenta mais pagar para trabalhar”.

O coordenador da Fenajufe Thiago Duarte também participou da transmissão e reafirmou a luta por um reajuste digno, que cumpra o seu papel de reembolsar os Oficiais de Justiça pelos gastos no exercício da função. 

Clique Aqui para assistir a live da Fenassojaf com a fala do vice-presidente da Assojaf-MG

Demais atos ao longo da semana


A Assojaf-MG também esteve presente nesta terça-feira (31) nos atos chamados pela Fenajufe e Fonasefe em prol do reajuste salarial e da valorização das servidoras e servidores públicos. 

Pela manhã, a presidenta Paula Meniconi integrou a mobilização no Espaço do Servidor em uma caminhada até o Ministério da Economia. À tarde, Paula participou do ato convocado pelas entidades que integram o Fonasefe, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Outras atividades também estão agendadas para esta quarta-feira (1º), entre elas, a atuação direta no Senado Federal por pautas da categoria, entre elas, a luta contra o PL 6204/2019, que trata da desjudicialização da execução.

“A Assojaf-MG está integrada e luta, em conjunto com a Fenassojaf, Fenajufe e demais entidades do oficialato e do serviço público do Judiciário e MPU, por condições dignas e a valorização de toda a categoria. Seguimos unidos!”, finaliza Paula.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Fotos: Fenajufe