24/05/2022

Assojaf-MG encaminha ofício ao presidente do TRT-3 para apoio ao reajuste da Indenização de Transporte




A direção da Assojaf-MG encaminhou, nesta segunda-feira (23), ofício ao presidente do TRT da 3ª Região, Desembargador Ricardo Antônio Mohallem, para o pedido de apoio à aprovação do pedido de providências impetrado pela Fenassojaf junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) de recomposição da Indenização de Transporte.

O tema será analisado pelo CSJT em sessão ordinária convocada para a próxima sexta-feira (27).

No documento, a Assojaf informa que o PP nº 2351-86.2021.5.90.0000 está em pauta sob a relatoria do conselheiro Brasilino Santos Ramos. O documento também apresenta um demonstrativo dos reajustes de combustíveis ocorridos desde 2016, data da implementação dos R$ 58,43 de reajuste da IT.

Para a Associação, a situação tem causado pesados prejuízos financeiros e abalos emocionais aos Oficiais de Justiça, que se vêm obrigados a dispender uma parcela cada vez maior dos vencimentos para custear as diligências. “A situação se agrava cada vez mais a ponto de muitos servidores estarem dispostos a não mais colocarem seu patrimônio a serviço da União, pois além das despesas com combustíveis também arcam com despesas de manutenção, seguro, tributos, pneus, despesas estas que vêm subindo gradativamente ao longo dos anos mormente com a volta da inflação”, explica.

O ofício também ressalta a avaliação das entidades representativas sobre a falta de compreensão do assunto por parte da Unidade Técnica do CSJT que sistematicamente vem negando o reajuste e que, inacreditavelmente, produz relatórios com a recomendação da redução da verba, através da utilização de artifícios contábeis como a utilização de redutores na elaboração da planilha de custo.

“Excelência, contamos com seu apoio, pois a situação tornou-se insustentável sendo totalmente fora de propósito a proposta da unidade técnica. Por todo o exposto reiteramos nosso pedido de apoio e, em sendo possível e caso V. Exa. entenda apropriado o envio de correspondência aos Conselheiros neste sentido pelo que ficaremos gratos e antecipadamente agradecemos reiterando, ainda, nosso pedido de audiência para tratar do assunto”, finaliza a presidenta Paula Drumond Meniconi.

Leia aqui a íntegra do ofício encaminhado ao presidente do TRT

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo
Foto do Oficial Vagner Oliveira - TRT15