02/04/2024

Vice-presidenta da Assojaf-MG participa de live da Fenajufe nesta terça-feira sobre as dificuldades das mulheres frente às reformas trabalhista e da previdência




A vice-presidenta da Assojaf-MG, Paula Meniconi, participa, nesta terça-feira (02), da última live do circuito de debates sobre temas que envolvem o universo feminino promovido pela Fenajufe em celebração ao mês da mulher.

Nesta semana, as debatedoras vão trazer a realidade das mulheres frente à reforma trabalhista (2016) e da previdência (2019). A transmissão será pelo facebook e canal do youtube da Fenajufe a partir das 19:30h.

A reforma trabalhista de 2016 atinge sobremaneira as mulheres, uma vez que é retrógrada e arcaica e destruiu diversos direitos trabalhistas adquiridos ao longo de muitos anos de luta feminina como a revogação do antigo art. 384 da CLT. A norma que previa 15 minutos de descanso antes da realização de horas extraordinárias, foi abolida.

Mulheres trabalhadoras do campo foram também prejudicadas com alterações no artigo 394-A. O artigo determinava o afastamento absoluto da gestante/lactante do labor exercido em locais insalubres. Com as alterações, o afastamento da mulher gestante do ambiente de trabalho só é permitido em locais com insalubridade de “grau máximo”.

Não menos perniciosa, a Reforma da Previdência apresentada no governo Bolsonaro, propõe o desmonte da previdência social e o fim dos direitos de aposentadoria, com ataques ainda mais profundos às trabalhadoras.

Para promover a discussão, a Fenajufe convidou Jandyra Uehara Alves, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, Julia Lenzi, professora de Direito do Trabalho e da Seguridade Social da Faculdade de Direito da USP e Luana Alves vereadora pelo Psol/SP, feminista e ativista dos movimentos negro e LGBT.

Os debates virtuais fazem parte do circuito organizado anualmente pela Federação para fomentar as discussões das pautas femininas no mês em que se celebra o Dia Internacional das Mulheres (8M).

A Assojaf-MG convida todas as Oficialas e os Oficiais de Justiça para acompanharem e participarem do debate!

Fonte: Fenajufe, editado por Caroline P. Colombo