31/01/2024

Campanha Janeiro Branco é encerrada no TRT



Solenidade realizada no Foro da Justiça do Trabalho de Belo Horizonte nesta quarta-feira (31/1), encerrou as ações da campanha Janeiro Branco promovida pelo Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, sob a responsabilidade da Secretaria de Saúde do TRT-MG.

A campanha Janeiro Branco de 2024, que este ano elegeu como tema Saúde Mental enquanto há tempo, tem como propósito promover a cultura do cuidado, principalmente do autocuidado com a saúde mental, essencial para o bem-estar, para a qualidade de vida e para a melhoria das relações profissionais, sociais e familiares.

Presente ao ato, a presidente do TRT-MG, desembargadora Denise Alves Horta, em sua manifestação destacou a importância do Janeiro Branco tendo em vista que o número de afetados por problemas de saúde mental tem aumentado em escala mundial. De acordo com a presidente, os cuidados com a saúde mental devem ser observados todos os dias do ano e, além de nos cuidar, devemos também estar atentos a quem está próximo de nós.

A desembargadora Maristela Iris Malheiros, gestora do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde, também se lembrou do cuidado com o outro e da importância da prevenção e do tratamento das questões de saúde mental, que envolvem aspectos emocionais, psicológicos e sociais e provocam nos pacientes estresse, ansiedade, depressão, traumas, conflitos e violência, entre outros sintomas. Segundo ela, apesar de o Tribunal sempre ter se preocupado com a saúde mental de seus servidores, magistrados, terceirizados e estagiários, esse cuidado deve se intensificar a cada dia porque as estatísticas mostram que é grande o número de afastamentos por conta de doenças mentais na Instituição.

Encerrando sua fala, a gestora do Subcomitê de Atenção Integral à Saúde agradeceu o apoio da Amatra3, da Asttter e do Sitraemg, fundamentais para o alcance da campanha. Pela Asttter, seu presidente Cássius Vinícius de Magalhães Drummond, destacou as ações promovidas pela Associação para incentivar a prática de esportes, importantes aliados na promoção da saúde.

O evento foi prestigiado por magistrados, advogados e servidores, com destaque para os que atuam no Subcomitê de Atenção Integral à Saúde e na Secretaria de Saúde do TRT-MG, incluindo a secretária de saúde, Fabiana de Oliveira Vasconcelos, que justificou a intenção da Saúde ao abraçar a Campanha Janeiro Branco como um convite para a adoção de práticas de vida saudáveis como ações preventivas nos casos de transtornos mentais.

Fonte/foto: TRT-3