29/03/2023

Assojaf-MG prestigia sessão solene em homenagem aos Oficiais pelo dia 25 de março e instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça




A presidenta Paula Meniconi e o vice-presidente da Assojaf-MG Hebe-Del Kader Bicalho prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (29), a sessão solene na Câmara dos Deputados, realizada pela Fenassojaf, Afojebra e Fesojus em homenagem aos Oficiais de Justiça pelo Dia Nacional celebrado no último dia 25 de março.

Oficiais federais e estaduais de diversas regiões do país se reuniram no auditório Freitas Nobre para a solenidade que contou com as presenças da deputada federal Erika Kokay e dos deputados federais Ricardo Silva, Coronel Meira e Professor Paulo Fernando.

Durante o evento, o presidente da Fenassojaf João Paulo Zambom agradeceu a presença de cada participante e o empenho das delegações na obtenção das assinaturas necessárias para a instalação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Oficial de Justiça, proposta por Ricardo Silva. “Sem vocês esta sessão não aconteceria, sem vocês, que estiveram aqui ontem e visitaram parlamentar por parlamentar em busca das assinaturas, nós não conseguiríamos lançar a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça. Muito obrigado. Eu tenho muito orgulho de estar aqui hoje com todos vocês”, enalteceu.

“Agradecemos [o deputado Ricardo Silva] por encarar esse desafio e todos os parlamentares que assinaram e manifestaram apoio na criação dessa Frente. Vamos trabalhar juntos, conte conosco”, completou.

Em seguida, o deputado Ricardo Silva ressaltou a importância dos Oficiais de Justiça para o Poder Judiciário e destacou que está no Congresso Nacional também como representante do segmento. Para o parlamentar, a criação da Frente em Defesa dos Oficiais de Justiça é mais uma conquista que garantirá que os temas específicos dos Oficiais sejam debatidos e encaminhados pelo Congresso Nacional.

Além disso, o deputado federal disse que está comprometido com as bandeiras dos Oficiais de Justiça e que, ainda nesta quarta-feira, estaria no Tribunal de Contas da União, com o presidente da Fenassojaf, em defesa da manutenção do pagamento da VPNI X GAE.

Representatividade das Oficialas de Justiça


Após as falas iniciais das entidades nacionais, o deputado Ricardo Silva chamou a atenção para a força e representatividade das Oficialas de Justiça. Neste sentido, sugeriu que a mesa inicial fosse desfeita para que houvesse a composição de uma nova mesa solene com as Oficialas dirigentes das entidades presentes.

Na ocasião, a presidenta Paula Meniconi integrou a mesa solene composta exclusivamente por mulheres e enfatizou os mais de 30 anos da Assojaf-MG na defesa da Oficiala e Oficial de Justiça federal em Minas Gerais. “Minas Gerais é uma terra onde as mulheres pertencem a linhagens... e eu já estou à frente da Assojaf-MG pelo segundo mandato consecutivo. Durante o almoço comemorativo promovido pela Associação foi possível enfatizar a importância de fazermos parte desse processo de restauração da justiça”, disse. 

Enquanto coordenadora da Fenajufe, Paula abordou a atuação da Federação Nacional nas pautas que dizem respeito aos interesses dos Oficiais de Justiça, entre eles, a manutenção da VPNI e GAE e a luta contra a desjudicialização.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo com a Fenassojaf