TRE/MG convida servidores para comemoração do Dia Mundial da Saúde

Evento para a categoria do judiciário federal de Minas, na quarta-feira, 10/04, terá como palestrante psicólogo Arthur Lobato, coordenador técnico do DSTCAM do SITRAEMG

Nesta quarta-feira (10 de abril), em comemoração do Dia Mundial da Saúde (07 de abril), será realizado no TRE/MG, de 13h30 às 15h30, no Auditório Desembargador Leal da Paixão (Av. Prudente de Morais, n. 320 – 3º andar, Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG), a palestra “Organização do Trabalho e Saúde: perspectivas atuais e saídas possíveis” e lançamento do projeto “Movimenta no TRE/MG”.

O evento proposto está alinhado à Resolução CNJ Nº 207 de 15/10/2015, que institui Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário. No art. 4º do normativo, é elencada como uma das diretrizes da política de saúde: “Educação para a saúde: fomentar ações educativas, pedagógicas e de capacitação de magistrados e servidores sobre saúde e segurança no trabalho, conscientizando-os da responsabilidade individual e coletiva para com a construção e manutenção de ambiente, processo e condições de trabalho saudáveis e seguros. ”

Relaciona-se, também, ao cumprimento do Objetivo Estratégico 6 – “Aperfeiçoamento da Gestão de Pessoas” do PETRE (2016-2021) referente ao Indicador 15 –“Índice de absenteísmo por doença”, bem como ao cumprimento de uma das metas do PLS – Plano de Logística Sustentável, vigência 2016-2021 em seu objetivo de “Elevar a qualidade de vida no ambiente de trabalho”, Indicador: “Participação dos servidores e/ou ações voltadas para a qualidade de vida no trabalho”.

A palestra será ministrada pelo psicólogo, Artur Lobato, responsável técnico pelo Departamento de Saúde do Trabalhador e Combate ao Assédio Moral (DSTCAM) do SITRAEMG. É um convite à reflexão sobre as questões do contexto político e econômico na atualidade, as implicações nas relações de trabalho e na realidade do servidor público.

Na mesma ocasião, será lançado o projeto Movimenta no TRE-MG, que tem como foco a adoção de medidas que possam auxiliar na prevenção do desenvolvimento de lesões causadas por má postura durante as atividades laborais, contribuindo para a construção de um ambiente de trabalho seguro e saudável. Dentre as medidas: a melhoria dos postos de trabalho, com o intuito de reduzir ao máximo as contrações musculares desnecessárias, utilizando o mobiliário e materiais já existentes; a instituição de pausas periódicas ao longo do expediente de trabalho; e orientação e incentivo da prática de exercícios de relaxamento e alongamento (ginástica laboral) durante as pausas.

Serão distribuídos para os servidores, fixados nos locais de trabalho e disponibilizados na intranet materiais informativos contendo orientações referentes a ajustes no posto de trabalho bem como exercícios de relaxamento, alongamento e fortalecimento para serem realizados durante as pausas. Também haverá a realização de Blitz Postural nos postos de trabalho. O intuito é que, por meio dessas ações, os próprios servidores do órgão possam fazer as mudanças de hábito e de postura necessárias.

As inscrições para o evento já estão abertas. As vagas são destinadas para os servidores do judiciário federal em Minas. Os interessados da Secretaria e dos cartórios da capital têm até o dia 08/04 para fazer a inscrição mediante indicação no sistema CAT/Portal de Serviços. Serão sorteados cinco servidores do interior que quiserem participar. Para isso, é necessário que o servidor tenha feito pelo menos um exame periódico nos últimos dois anos. A participação no sorteio pode ser enviada  para o  e-mail: suasaude@tre-mg.jus.br.

Mais informações com a organização do evento, na Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) / SGP.

Contato: 33071695/33071693

Email:suasaude@tre-mg.jus.br

Fonte: TRE/MG